Falacao
CUIDADOS NO INVERNO
21/05/2009 17:07:29

Proteja seu pet dos problemas respiratórios, comuns em épocas de baixa temperatura.

Espirro, nariz escorrendo e tosse podem ser sinais de doença respiratória. Se o animal apresentar alguns destes sintomas, é melhor levá-lo logo ao veterinário. Principalmente se for filhote ou um animal idoso, pois são mais sensíveis e reagem às mudanças repentinas de temperatura.

As doenças respiratórias mais comuns nos cães são a Rinotraqueite, Faringite, Bronquite, Pneumonia e a Tosse dos canis. A Cinomose é outra doença séria,que tem sintomas como febre alta, tosse, catarro nasal e conjuntivite, depois evolui para sintomas nervosos com paralisia das patas traseiras e convulsões.

Os gatos têm a Panleucopenia que é uma doença respiratória grave. A vacinação é a única maneira de proteger o animal contra as doenças viróticas. Mas você pode tomar alguns cuidados.

Evite dar banhos em dias frios e quando der o banho, seque bem a pele e os pêlos com secador e não deixe o animal exposto ao vento nem umidade. Se possível, saia para uma caminhada, exercite o animal.

Simples cuidados podem deixar o ambiente mais aconchegante como caminhas e cobertores.

Filhotes e animais idosos, cães de porte pequeno e os de pelagem curta, sentem mais frio. Coloque roupas de malha ou lã para protegê-los.

Outra dica é oferecer diariamente mel ou própolis em gotas, direto na boca do animal. Isto aumenta a resistência e previne a tosse e espirros. Além disso, a vitamina C protege a mucosa do nariz e olhos. Dê frutas ricas em vitamina C, como manga e goiaba, no café da manhã do seu amigão.

E não se esqueça, mantenha as vacinas em dia.




Imprima esta página

Envie para um amigo

Espaço Animal - Rua Fradique Coutinho, 1677 - Vila Madalena - São Paulo - Telefone/Fax: (11) 3034.3131 - VetMóvel: (11) 9996.1222