GATOS

Quem quer ter um animal de estimação ou mesmo para quem já é proprietário de um aqui vão algumas dicas importantes sobre cuidados básicos. Além da escolha da raça e do temperamento do filhote, outras medidas se fazem necessárias para garantir boa saúde e crescimento adequado.

Gatos

Basicamente os cuidados com a saúde dos gatos são os mesmos dos cães, a não ser éclaro que, em se tratando de outra espécie, os medicamentos e a alimentação serão específicos.

Eliminar os vermes já nas primeiras semanas de vida, repetindo após 21 dias e a cada 4 meses. Dar o vermífugo a cada 6 meses à partir da idade adulta.

O alimento industrializado (ração) é sem dúvida o mais indicado, e você vai poder escolher entre o alimento seco ou úmido (comida em lata). Alimentar o filhote 3 vezes ao dia, sempre nos mesmos horários, até a idade adulta, quando você passaráa alimentá-lo 2 vezes ao dia, já com ração de adulto (menos proteina e mais energia). Nunca dê restos de comida ou pedaços do que você esteja comendo, resista aos apelos de seu gatinho.

A vacina tríplice felina é aplicada aos 2 meses e repetida após 4 semanas. Aos 4 meses dar a vacina contra raiva. Revacinar todo ano com as mesmas vacinas.

Gatos não apreciam muito tomar banhos, mas é possível acostumá-los, e esta passa a ser uma maneira de tentar deixá-lo mais tolerante ao ser manipulado. Apenas respeite quando ele resmungar mas não provoque stress desnecessário. Você pode ajudar seu gatinho a ficar mais limpinho escovando com frequência seus pêlos. Use solução de álcool, água e vinagre no corpo dele e mantenha sempre limpo o local de dormir. Renove com freqüência a areia da caixa usada para as necessidades fisiológicas do seu gato.




Imprima esta página

Envie para um amigo

Espaço Animal - Rua Fradique Coutinho, 1677 - Vila Madalena - São Paulo - Telefone/Fax: (11) 3034.3131 - VetMóvel: (11) 9996.1222