TECNICAS DE ADESTRAMENTO

Adestrar nada mais é do que um processo de condicionamento que serve para ajudar o cão a entender as regras do ambiente e reagir adequadamente aos estímulos percebidos. Assim ele aprende a respeitar códigos sociais e controlar seus impulsos instintivos. É necessário considerar o temperamento e o perfil comportamental de cada animal e fornecer-lhe um repertório, uma "linguagem", através de comandos e posturas de fácil compreensão para ele. É um trabalho de condicionamento através de técnicas baseadas em estímulos, tanto positivos quanto negativos, que visa dar mais equilíbrio e tranqüilidade ao cão.

Técnicas de Adestramento

Independente do tipo de treino, o adestramento deve começar aos 4 meses de idade, em caráter lúdico, através de brincadeiras com o cão. A finalidade é trabalhar a atenção, ensinar disciplina e obediência, além de estimular a inteligência do animal.

Gradativamente se introduz uma sistemática de treinamentos com vistas a ensinar comandos básicos. Fazer suas necessidades em locais adequados, andar direito com a coleira e guia na rua, atender quando chamado, devolver objetos quando solicitado, sentar, ficar, deitar, controlar saltos e mordidas por brincadeira, defender seu território de forma adequada, executar papéis de guarda e proteção são alguns exemplos.

A duração e o tipo de  treinamento dependem da aptidão do animal, ou seja, sua capacidade de aprender. É muito importante manter o cão motivado e orientar o proprietário para que se sinta seguro e saiba usar os comandos aprendidos pelo seu cão, o que ajudará também a estabelecer um forte vínculo afetivo entre eles. Além disso, um cão bem adestrado reconhecerá mais facilmente a liderança de seu dono, passando a respeitá-lo muito mais.




Imprima esta página

Envie para um amigo

Espaço Animal - Rua Fradique Coutinho, 1677 - Vila Madalena - São Paulo - Telefone/Fax: (11) 3034.3131 - VetMóvel: (11) 9996.1222