TERAPIA X ADESTRAMENTO

Adestrar um cão deve ser encarado como um processo que visa educá-lo e prepará-lo para entender as coisas do seu meio ambiente e reagir de forma adequada, respeitando as regras do bom comportamento social. Ao mesmo tempo é necessário considerar a natureza e as características de cada animal e fornecer-lhe um repertório, uma linguagem, através de comandos que ele passa a entender e responder. É um trabalho de condicionamento através de técnicas baseadas em estímulos, tanto positivos quanto negativos, que visa dar mais equilíbrio e tranqüilidade ao cão.

Terapia X Adestramento

Tão importante quanto cuidar da saúde do animal é investir na sua educação.

Promover o equilíbrio emocional e ensinar obediência deve ser um dos objetivos do proprietário responsável. Quem adquire um animal mas não investe na educação dele está perdendo boa chance de demonstrar seu amor pelo bicho. Além, é claro, de por em risco a harmonia necessária para uma convivência saudável.

A terapia comportamental em muitos casos caminha junto com o adestramento. Por que as mudanças de manejo só são possíveis se o proprietário tem total controle sobre o animal.
Para isso é preciso que haja boa comunicação entre eles, praticada através de posturas e de comandos básicos de obediência.

O terapeuta faz a ponte entre o adestrador e a família. É ele quem vai identificar as dificuldades e sugerir condutas. Tudo para garantir maior aproveitamento das aulas e o uso prático dos comandos apreendidos pelo animal.

O terapeuta é o profissional mais indicado para acompanhar o trabalho do adestrador. Deve conhecer as técnicas usadas nos treinamentos e avaliar os resultados. Deve,acima de tudo, apontar as falhas e sugerir mudanças sempre que necessário.




Imprima esta página

Envie para um amigo

Espaço Animal - Rua Fradique Coutinho, 1677 - Vila Madalena - São Paulo - Telefone/Fax: (11) 3034.3131 - VetMóvel: (11) 9996.1222