Falacao
CALMING SIGNS
03/10/2010 03:22:41

Pets usam o corpo para expressar emoções e aliviar o estresse .

Entender a linguagem corporal dos cães é a melhor maneira de saber o que eles sentem e o que querem. Tarefa nada fácil, especialmente para seres humanos, reféns da comunicação oral e péssimos observadores.

O “antropomorfismo” é a tendência de interpretar o comportamento animal de forma subjetiva, usando parâmetros humanos para julgar, atribuindo emoções e necessidades que fazem sentido para nós. Um erro comum que prejudica e empobrece nossa relação com os animais.

Os cães são inteligentes e aprendem com facilidade as regras ambientais. Têm grande capacidade de observação e sentidos apurados, especialmente o olfato. Usam o corpo para se comunicar com outros cães e com o ser humano. Desenvolvem estratégias para facilitar a convivência e garantir proteção.

Sentem o mundo pelo nariz. Têm acesso a um universo que nossos sentidos não alcançam, que não se expressa externamente. Percebem as emoções pelo cheiro de hormônios e proteínas. Detectam doenças, como o câncer, através de gases exalados pelo nariz e de substâncias presentes na urina. Habilidade que foi testada pelos cientistas, cujos testes confirmaram capacidade acertiva em torno de 95%.

O olfato seu grande sensor, o corpo sua melhor forma de expressão. Uma linguagem traduzida por movimentos de rabo, orelhas, olhos, boca e nariz. Útil na comunicação com outros indivíduos, serve também para aliviar a ansiedade, apaziguar conflitos, evitar brigas, relaxar...

“Calming signs”  são comportamentos que os cães adotam em situações de estresse. São usados para manter a harmonia do grupo e controlar o medo, expressar intenção pacificadora nos contatos sociais, e para driblar a timidez e desconforto.

 

EXEMPLOS DE CALMING SIGNS:

 

-       movimentar-se lentamente na direção de estranhos

-       aproximar-se lateralmente, evitando contato frontal

-       cheirar o chão

-       bocejar

-       lamber os lábios

-       sentar

-       deitar

-       piscar

-       desviar o olhar

 

Os sinais corporais apaziguadores são indispensáveis à convivência entre os cães e com o ser humano. Infelizmente, nem todo cachorro é capaz de reconhece-los. Talvez porque não teve chance de aprender na infância ou acabou se esquecendo, pois vive confinado no mundo humano.

Uma pena...

 

"A violência maior praticada contra os animais é negar-lhes sua identidade." (Rubia Burnier) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Imprima esta página

Envie para um amigo

Espaço Animal - Rua Fradique Coutinho, 1677 - Vila Madalena - São Paulo - Telefone/Fax: (11) 3034.3131 - VetMóvel: (11) 9996.1222