Falacao
SEXO FRAGIL EM CHAMAS
13/03/2011 01:55:49

Estudos sugerem que a insatisfação feminina é um fenômeno crescente na natureza.

Dois artigos científicos, publicados em Fevereiro de 2011 no site "Proceedings of the Royal Society of Biological Scienses", revelam aspectos surpreendentes sobre o comportamento feminino de algumas espécies animais. Abordando angulos diferentes, os estudos sugerem que quanto maior a insatisfação feminina, mais estresse entre o casal. E que, o número de fêmeas desertoras (que abandonam o lar) está aumentando.

Nas espécies monogâmicas, a escolha do parceiro sexual depende da disponibilidade de "solteiros" no ambiente social. O que pode levar algumas fêmeas a escolherem machos "não atraentes" para acasalar.

Para avaliar os efeitos fisiológicos do estresse em fêmeas com parceiros não preferenciais, Simon C. Griffith, Sarah R. Pryke e William A. Buttemer analisaram amostras de sangue de fêmeas Gouldian (Erythrura gouldiae), espécie de pássaro australiano. As análises indicaram nível de corticosteróide (hormônio estressante) 4 vezes maior em fêmeas acasaladas com machos de qualidade inferior do que nas fêmeas com parceiros preferenciais.

Ou seja, uma escolha mau sucedida acaba gerando conflito e estresse.

Em outro estudo, Katrine Eldegard e Geir A. Sonerud pesquisaram uma população natural de Aegolius funereus, espécie de coruja, para investigar a relação entre o abandono de um dos pais, em espécies biparentais, e fatores ecológicos, como a abundância de comida. Observando por 5 anos o comportamento das fêmeas, os pesquisadores constataram que a deserção feminina parece ser uma tendência crescente entre as fêmeas jovens, com boa condição física, e que vivem em ambientes com abundância de recursos. Enquanto as fêmeas maduras permanecem no grupo familiar, cerca de 70% das jovens abandonam a família, delegando aos parceiros os cuidados com a prole. 

Coincidências à parte, as fêmeas estão cada vez mais exigentes.

 

Para saber mais:

www.thescientist.com 

http://rspb.royalsocietypublishing.org/

http://royalsociety.org/




Imprima esta página

Envie para um amigo

Espaço Animal - Rua Fradique Coutinho, 1677 - Vila Madalena - São Paulo - Telefone/Fax: (11) 3034.3131 - VetMóvel: (11) 9996.1222