POR QUE ADESTRAR?

Adestramento é um processo que prepara o animal para entender as coisas do seu meio ambiente, e reagir de forma adequada, respeitando as regras do bom comportamento social.
É necessário considerar as características de cada animal e fornecer-lhe um repertório, uma linguagem, através de comandos que ele passa a entender e responder.

Sempre que se fala de adestramento se pensa logo em cães bravos que precisam ser controlados, ou mesmo cães que são treinados para atacar. Este conceito está errado e deve ser esclarecido. O adestramento sério e bem feito é um trabalho em conjunto, onde animais e donos têm a oportunidade de se conhecerem melhor e firmarem um vínculo de confiança e respeito mútuos.

Todo cão deve ser adestrado, independentemente de sua raça e de suas características comportamentais. Todo cão morde e defende seu território e tem instinto de caça e proteção que precisam ser controlados e bem direcionados.

É preciso então ensinar ao cão comandos básicos, através de um treinamento de obediência, pois estes comandos serão instrumentos para lidar com ele no dia a dia. O animal deve reconhecer e respeitar seu lider que irá então definir como o animal deve se comportar nas diferentes situações, da intimidade de seu lar aos locais públicos. Este líder tem que ser o seu dono!




Imprima esta página

Envie para um amigo

Espaço Animal - Rua Fradique Coutinho, 1677 - Vila Madalena - São Paulo - Telefone/Fax: (11) 3034.3131 - VetMóvel: (11) 9996.1222